LiveZilla Live Chat Software

Entupimento de canos no condomínio, como evitar?

Entupimento de canos no condomínios, como evitar?

Se os problemas com entupimento de canos já são uma coisa desagradável para quem mora em casa, imagine os transtornos que podem causar para uma edificação bem maior, onde convivam ou trabalhem várias pessoas, como um condomínio residencial ou comercial? É por isso que a rede de esgotos deve ser bem utilizada pelos usuários do prédio e todos devem colaborar para que não ocorram interrupções da vazão natural dos esgotos e efluentes humanos. Veja algumas dicas para evitar entupimentos em seu condomínio!

Não jogue óleo ou gordura nas pias da cozinha
As donas de casa e as empregadas domésticas frequentemente desprezam o óleo de frituras e a gordura nas pias da cozinha ou no tanque. Essa é uma prática danosa para a rede de esgotos, porque esses materiais se solidificam no interior dos canos, vão se acumulando com o tempo, e chegam a entupir as tubulações.

Não jogue materiais sólidos no vaso sanitário
Muitos entupimentos são causados pelo descarte incorreto de materiais nos vasos sanitários. Absorventes, preservativos, fios dentais e outros objetos que não são biodegradáveis, mas feitos de plástico, como tampas de recipientes e cotonetes, por exemplo, devem ser jogados adequadamente nos cestos de lixo ou locais apropriados para que não atrapalhem o fluxo natural dos detritos e o escoamento da água pelo encanamento. O mesmo vale, em muitos condomínios, para o excesso de papel higiênico.

Usar proteção nos ralos
É importante que sejam colocadas grades, grelhas ou outras peças que impeçam ou dificultem a passagem de materiais pelos ralos de pias, lavatórios, tanques e espaços de banho. Existem ocasiões para as quais as pessoas dificilmente dão atenção, como os cabelos que ficam no ralo do lavatório ou os pelos que caem na pia do banheiro ao fazer a barba. O acúmulo gradual de vestígios como esses poderá, mais tarde, causar um entupimento. Com peças de contenção aplicadas sobre os ralos e sumidouros, as pessoas poderão tranquilamente pegar os resíduos e descartá-los nos lugares apropriados.

Faça comunicados educacionais no condomínio
Muitas pessoas não cumprem as boas práticas de controle e descarte porque não receberam as explicações certas para adotá-las em sua rotina. O síndico do prédio, a administradora ou os condôminos mais participativos podem enviar comunicados educacionais para os moradores ou pendurá-los nos quadros de aviso ou interior dos elevadores.

Invista em manutenções preventivas
Mesmo com tantas informações, não dá para saber ao certo se todo mundo está fazendo a sua parte. Antes de ter que passar pelo problema e ter que desobstruir alguma coluna de esgoto do prédio, vale a pena investir em manutenções preventivas, geralmente realizadas de seis em seis meses, o que ainda pode sair bem mais barato para os condomínios. Além de conseguir mais segurança e sossego, ao contratar uma empresa especializada você vai contar com uma equipe bem preparada e os equipamentos corretos para ver solucionado qualquer problema de obstrução na sua rede de escoamento de esgotos.

Fonte: Loremi

Publicado em Dicas Marcado com: , , , ,

Contate a Sorotec

Nome

E-mail

Telefone

Serviço Desejado

Orçamento