LiveZilla Live Chat Software

Limpeza de caixa d’água de condomínio! Quando fazer?

Limpeza de caixa d’água de condomínio

A limpeza da caixa d’água de condomínio é algo que deve ser realizado, pelo menos, anualmente. No caso de construções que ficam no chamado “fim da rede” (mais distantes das estações de tratamento e bombeamento), a recomendação é dobrar a frequência de limpeza, para uma vez a cada seis meses.

Isso porque quando uma construção recebe água no final da rede de abastecimento, a água está muito suja pelos detritos e desgaste da tubulação no meio do caminho. Mas por que limpar a caixa de água? Como fazer? Quem tem que fazer?

Limpeza da caixa d’água: ANVISA e Legislação
A portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 da ANVISA estabelece os procedimentos de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano, estabelecendo os limites saudáveis para algumas informações químicas da água. Em vários municípios e estados, há também legislação que obriga a limpeza de caixas de água apenas por empresas especializadas, que oferecem nota fiscal e certificado de limpeza.

Mesmo onde não é obrigatório, é altamente recomendado que você faça a limpeza da caixa d’água com a periodicidade recomendada acima (1 vez por ano ou uma vez a cada 6 meses). Algumas empresas passam por um controle mais rigoroso, e a limpeza da caixa d’água é uma obrigação estabelecida pela vigilância sanitária.

Limpeza da caixa d’água: por que fazer?
A limpeza e desinfecção de sua caixa de água é necessária para proteger a saúde da sua família. A limpeza irá impedir e remover o acúmulo de sedimentos, algas e do crescimento microbiano que pode deixar uma pessoa doente. Toda a água contém alguns sólidos. Mesmo que você não possa vê-los, eles podem acumular-se ao longo do tempo no reservatório de água e nas paredes dos reservatórios. A limpeza regular também deixa a água com um melhor sabor. Se você usa filtros em casa, e eles tem de ser trocados com muita frequência, limpar a caixa de água pode ajudar a reduzir essas trocas, resultando em uma boa economia de dinheiro.

Antes da limpeza
Comunique aos condôminos e moradores sobre a limpeza do reservatório e da caixa de água. Seguindo as instruções da empresa especializada, feche os registros da rua que vão para o reservatório e caixa, no prazo calculado pela empresa. O cálculo leva em consideração a quantidade de apartamentos e o volume da caixa de água, deixando ela o mais vazia possível na hora em que a limpeza será realizada. Assim, não é necessário jogar água fora. Em lugares com caixa de descarga direta (cano dedicado para isso), os moradores devem ser indicados a não usarem as descargas, ou poderão danificar a tubulação.

Se seu prédio ou casa tem caixa de água de amianto, troque. A limpeza quase sempre não limpa tudo e o amianto é um material cancerígeno. Troque por uma caixa de fibra ou material semelhante. Caso você tenha caixa d’água e reservatórios de alvenaria, planeje uma troca por uma caixa de fibra ou material semelhante, pois são mais seguros, tem manutenção mais barata, e são fáceis de limpar. Se você tem uma hidromassagem ou piscina em casa, aproveite para fazer a manutenção junto.

Lembre-se também de fechar a boia da caixa ou do reservatório, para evitar que água continue entrando antes ou durante a limpeza.

Fonte: www.2quartos.com

Publicado em Dicas Marcado com: , , ,

Contate a Sorotec

Nome

E-mail

Telefone

Serviço Desejado